<META content="MSHTML 6.00.2900.2604" name=GENERATOR><meta name='google-adsense-platform-account' content='ca-host-pub-1556223355139109'/> <meta name='google-adsense-platform-domain' content='blogspot.com'/> <!-- --><style type="text/css">@import url(https://www.blogger.com/static/v1/v-css/navbar/3334278262-classic.css); div.b-mobile {display:none;} </style> </HEAD><BODY><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d1246258888334137585\x26blogName\x3dnossorecanto2\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://nossorecanto2.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://nossorecanto2.blogspot.com/\x26vt\x3d4439036920832250424', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
DO JARDIM I PARA O MATERNAL II


Putzzzzzzz, agora pega um café, desliga o celular e senta numa poltrona bem confortável,
que vem muuuuita estória!..rsssss
Atenção pessoal ligado à pedagogia...
Nesse ano de 2010, eu passei a Ana Júlia de uma escola aqui perto da minha casa, para a escola do Pedro.
Sempre gostei muito dessa escola. Sempre confiei demais nas professoras, coordenadoras, além de todo "staff"
Todo mundo muito acolhedor.
O espaço físico é um assunto à parte. Eu considero imenso. Tem árvores frutíferas, horta, animaizinhos como
galinhas d´angola, tartarugas, pássaros e até alguns saguis habitando nas árvores
em perfeita harmonia.
Para crianças criadas em apartamento, eu considero PERFEITO!
O ensino é bastante "puxado". Conheço muita gente que tirou os filhos de lá porque não aguentou o tranco.
Com o Pedro, eu nunca tive problemas. Muito pelo contrário. Lembram que o menino
foi passado do Jardim I para o 1o ano porque ele aprendeu a ler e escrever
sozinho...
Ana Júlia é do dia 30 de junho. Para quem é da área, sabe que é o dia limite.
Ela entrou no Jardim I cronologicamente correta, mas se tivesse nascido no dia
1o de julho, iria para o maternal II.
No primerio trimestre da nova escola, quando recebi os trabalhinhos, percebi que muitos deles vinham bastante
errados ou com um aviso de "FEZ COM AJUDA". Posso afirmar que bem mais que 50%
deles.
Comecei a acompanhar as tarefas (2X por semana) e notei que ela ficava bastante frustrada porque havia regras
como: Pinte a figura maior, faça um X na figura que está embaixo, complete o que está faltando.
Notei que Ana Júlia queria se divertir, queria pintar TUDO, desenhar no verso da tarefa e ela o fazia com uma
riqueza de detalhes impressionante. Chegava a me desenhar com brincos!!!
No final do 1o semestre, quando recebi mais trabalhinhos dela, confirmei minhas suspeitas que havia algo errado!
Solicitei uma reunião com a professora e psicopedagoga.
Imediatamente, a psicopedagoga concordou comigo que havia um problema.
Ela pediu que eu trabalhasse bastante a coordenação motora "grossa" nas férias
de julho e voltaríamos a conversar em agosto.
Pesquisei feito louca na internet e me surpreendi muito porque Ana Júlia teve os primeiros anos de vida bastante
privilegiados nesse sentido. Ela tinha a oportunidade de brincar na grama "sintética", parquinho e espaço aqui
no prédio que o Pedro nunca teve!
Trabalhei um pouco esse aspecto, mas foquei sobretudo na coordenação motora "fina", brincando com massinha,
conta-gotas, palitos e fazendo muuuuitos exercícios que eu baixava na internet.
Notei que a pequena se soltou e sempre pedia mais tarefinhas.
Na escola, ela havia aprendido a escrever até o numeral 5. Lembro bem a "tortura" que foi especialmente o 2 e o 5.
Judiação!!! Nos últimos 10 dias de julho, eu ensinei até o 10 e ela correspondeu, quase sem stress!!!
Em agosto, notei que ela voltou a ficar tensa e frustrada com as tarefas e percebi que ela se sentia triste porque os
amigos conseguiam muita coisa e ela não!
Ela começou a roer as unhas e reclamar do dia da tarefa.
Como assim? Uma criança tão pequena e já não gostava da tarefa??????
Convoquei outra reunião. Dessa vez eu estava convencida que minha filha estava
sendo forçada além da conta!
Coordenadora e professora não mais concordavam comigo e Ana Júlia foi encaminhanda para uma
psicopedagoga particular.
Mais 1 mes e meio de "tortura" tanto para ela como para mim, que a essa altura
do campeonato só queria que a passassem o mais rápido possível para o
maternal II para que ela pelo menos criasse um vínculo com os novos amigos.
No final de outubro, eu já estava quase "apelando".
Não conseguia mais conter a minha irritação diante da intransigência e das
indiretas para que EU procurasse ajuda psicológica porque estava muito estressada.
Na última reunião com a psicopedagoga particular, eu exigi que o meu pedido
fosse acatado e assim foi passado para a psicopedagoga da escola.
Fui recebida de maneira educada, mas não tão amável.
Eu disse algumas verdades (ahhhh, como queria dizer MUITO mais) e seu rosto
se transformou.
Ela terminou a reunião de maneira bastante seca e nitidamente contrariada,
dizendo que a minha solicitação seria acatada e que a Ana Júlia estaria no
maternal II na semana seguinte!
Tive uma outra reunião com a professora do maternal II e outra coordenadora.
Combinamos que seria dito a Ana Júlia, que a professora "P" queria que ela
fosse para a salinha do matenal porque tinha alguns trabalhinhos para ela
fazer lá!
Minha filhota foi feliz da vida! Claro que depois de uns 10 dias, disse que
sentia saudades da antiga professora e dos amigos.
Contornamos a situação fazendo-a participar dos ensaios da festa de
encerramento do Jardim I (onde ela é uma princesa) e convivendo normalmente
com os amigos do Jardim I nos dias que fica o dia todo na escola.
Na sexta-feira passada, tivemos uma reunião/avaliação onde foi dito que a
mocinha está muito feliz, sem se mostrar entediada.
A mudança de comportamento dela em casa foi radical. Ela está mais calma e
voltou a fazer as tarefas com alegria e entusiasmo.
Continuo vestindo a camisa da escola. Acredito que a intransigência partiu do
fato de não terem sido professora/coordenadora a perceberem a situação.
Pura vaidade!
Toda essa situação me deixou bastante triste e magoada com pessoas que eu
confiava muito.
Fiquei particularmente sentida porque fui tratada como mãe problema,
superprotetora e estressada!
Eu só quero o melhor prá Ana Júlia e ainda acredito que valeu a pena toda
luta e desgaste emocional.
Se ela vai "perder" um ano na vida?????
Afffffffffff, quem está preocupado com isso? Deixa a menina brincar!!!




7 Comentários:

Blogger Cél disse...

Beatriz, eu tenho que te aplaudir !!!
Estudo Fonoaudiologia e lá na clinica temos recebido crianças com dificuldade de aprendizado justamente pela imposição desenfreada dos educadores, pela falta de respeito com o tempo e o ritmo de cada aluno.
Uma professora minha de Linguagem costuma dizer que algumas pedagogas de escolas particulares têm criado patologias nas crianças, exigindo que aprendam aquilo que ainda não têm maturidade neurolóliga para aprender.
Mas vc, mãe presente e maravilhosa que é, percebeu e foi buscar o melhor para sua filha, enfrentando o orgulho e a vaidade dos educadores.
Meus aplausos prá vc ! E de pé !
PS. Ana Julia está linda de óculos !
Bjssss.

6 de dezembro de 2010 às 08:15  
Blogger Priscila disse...

Vc tem toda razao!! Cada criança tem seu ritmo e no tempo certo irá aprender! Aqui em casa é parecido, a Mariana tem um ritmo mais rapido já a Mel tem um ritmo só dela e acho muito lindo cada uma com sua individualidade! bjks

6 de dezembro de 2010 às 12:33  
Blogger aft disse...

Concordo com você. Eu fui para o primeiro ano com 6 anos de idade e, embora tenha conseguido acompanhar os outros alunos de 7 anos sem grandes problemas, sempre me senti com menos maturidade que eles, tendo que me esforçar um pouco mais do que o "normal". Eu sinto que isto foi ruim até para a minha escolha profissional, na época do vestibular.

6 de dezembro de 2010 às 15:40  
Blogger Mamãe da Mariana e da Letícia disse...

É por isso que sou sua fã!!!!!!!!

7 de dezembro de 2010 às 02:20  
Blogger 5º ano B disse...

Quem disse que ela vai perder um ano?
Ela vai ganhar um ano !!!! Um ano a mais para ser criança, a educação infantil é a fase mais gostosa da vida, deixe a pequena curtir.
O Natanael só conseguiu se enturmar e ser aceito, quando reprovou no 9º ano, agora está estabilizado e se sente feliz na escol.

7 de dezembro de 2010 às 04:45  
Blogger Beatriz disse...

CEL - Seu comentário foi muito esclarecedor! Eu até imaginava tudo isso que você disse, mas nunca soube me expressar de maneira tão clara, talvez por causa do envolvimento emocional. Muito obrigada!!!
Priscila - Porisso as crianças (e nós) gostamos tanto dos amigos... porque aparecem essas fantásticas diferenças!
Aft(???)- A pessoa passa a vida correndo atrás de algo que nem ela mesma sabe explicar, né?
Fátima (Mariana e Letícia)- Eu sabia que você ia gostar desse post.
Até comentei com o Durval que estava esperando o seu comentário..rsss
Se quizer mais detalhes (picantes..hahahaha), terei muito prazer em ajudar!
Gláucia - Concordo totalmente com você!!!
Lutei, sofri, chorei e até me desesperei pensando no que seria daqui alguns anos, quando ela tivesse que reprovar.
Claro que se fosse necessário, a gente concorda... mas já antevendo essa situação, como não agir preventivamente???????

7 de dezembro de 2010 às 06:27  
Blogger Eli disse...

Sabe minha amiga eu estou numa busca incansável por uma escolinha para o Enzo - tem horas que paro e falo naõ vou fazer matricula pois me sinto culpada de estar levando para escola tão cedo e outras eu acho que a relação melhoraria bastante pois o desgaste seria menor, mas lidar com escola é verdadeiramente um stresse e eu também acredito que cada um tem seu tempo sua personalidade.

Super beijo , saudades!

Lica

8 de dezembro de 2010 às 14:09  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial